Ocorrências da Sessão (8ª SESSÃO ORDINÁRIA da 3ª Sessão Legislativa da 54ª Legislatura)

No início da sessão o Vereador Presidente Abraão (PDT), homenageou o dia internacional da mulher fazendo a leitura de um texto homenageando as mulheres neste dia ímpar. O Vereador Professor Gurita (PSD), informou que o Vereador Mateus Araújo Affonso Mattos (Mateus Mala) – PODEMOS de Itajuípe se encontra na casa e o Presidente o convidou para fazer parte da mesa. O Vereador Jerbson Moraes (PSD), pediu pela ordem, para solicitar as presenças na mesa das Vereadoras Professora Enilda (PT) e Ivete Maria (UB).

Posteriormente, o Presidente iniciou a leitura do texto que dizia: Hoje estamos comemorando o dia internacional da mulher, uma data simbólica, mas que representa uma luta diária, as conquistas e as vitórias alcançadas pelas mulheres na sociedade durante anos, provando que não existe e não deveria existir distinções entre homens e mulheres.

Quando o assunto é o desenvolvimento humano e a capacidade de executar, exercer e gerir, tanto uma casa, um lar, uma profissão, uma equipe, mostrando capacidade, é algo que vocês possuem de sobra, e isso precisa ser reconhecido e aceito sem questionamentos, sem dúvida, vocês servidoras da câmara de vereadores de Ilhéus são exemplos reais que as mulheres são capazes de ocuparem espaços de grande importância e liderança para executar esse papel com maestria e grande dedicação.

Vocês são quem mantém o funcionamento diário desta casa legislativa, sendo ocupantes das maiorias dos cargos considerados essenciais para o pleno funcionamento dos nossos serviços, hoje a câmara municipal de Ilhéus vive uma nova história e vocês fazem parte dela, pois ajudam construir essa nova realidade todos os dias, cada um em sua função, com conhecimento técnicos que possuem, com cuidado com o próximo, com a doçura e sensibilidade que a própria de vocês resolvem com facilidade e leveza. O que sempre nos surpreende e chama a atenção, é que vocês possuem papel importante neste local e nos ensinam diariamente como exercer a função de liderança, sem autoritarismo, com respeito, exercendo seu lugar de fala sem imposições, prezando sempre por valores e qualidades que só vocês possuem, onde é de chamar a atenção pela educação, talento, inteligência, organização e reponsabilidade, com que se propõe a fazer, e isso precisa ser reconhecido e enaltecido por todos nós.

Sei que hoje é apenas um dia alusivo, e que a luta de vocês é diária na conquista de espaços e igualdade, não só no ambiente de trabalho, como também nas suas vidas. Parabenizo a vocês em nome de todos os vereadores, e em nome da câmara de Ilhéus, por tudo que vocês representam e são exemplo para nós, mas também desejo força para continuar nesta luta, não só por vocês, mas por todas as que estão por vir, que seja garantido o direito de fala, o direito de serem escutadas, de serem questionadas, sem serem caladas, e que possam escolher o ir e vir, sem que nenhum homem possa interferir em suas escolhas e que acima de tudo sejam respeita por elas. Obrigada a todas vocês.

Em seguida a palavra foi concedida a Monique Madureira, que iniciou felicitando todas as mulheres, e deu parabéns por tudo que representam nesta casa. Em seguida leu a seguinte mensagem: Metade do mundo é mulher e a outra metade são filhos dela, as mulheres não são todas iguais, todas são diferentes, mas todas têm em comum o tamanho do seu coração.

O poder da mulher não está em seu físico ou no seu encanto feminino, o poder da mulher estar no seu caráter, na sua alma e no seu coração de guerreira, uma mulher tem o poder de ser tudo aquilo que quiser ser e, todos sabemos que quando uma mulher coloca uma ideia na cabeça, sua força para concretizar é mais forte que todo poder do universo. Ser mulher é muito mais que um simples gênero, é ter desafios constantes, por isso respeitem a nossa história, a nossa luta, as nossas escolhas e as nossas vozes, e que o nosso maior presente hoje e sempre, seja o respeito. 

Em seguida foi concedida a palavra a servidora da casa, Luciana Moura, que leu a seguinte mensagem: O intuito de comemorar o dia da mulher é celebrar as conquistas ao longo dos séculos, hoje estamos aqui para pedir a união de todos, para que possamos combater o machismo, a desigualdade representativa em todos os lugares, os abusos psicológicos, todo tipo de assédio, violência, a desvalorização por gênero, o feminicídio. Queremos respeito, direitos fundamentais, andar sem medo e parceria nesta luta todos os dias, depois disso queremos flores, chocolates e brindes, finalizando a mensagem. 

Por fim, foram homenageadas as mulheres na casa legislativa com a entrega de uma homenagem simbólica, encerrando com a mensagens das Vereadoras mulheres, Professora Enilda Mendonça (PT) e Ivete Maria (UB).

O Vereador Ivo Evangelista (REPUBLICANOS) fez um requerimento para a supressão do pequeno expediente, mantendo apenas o grande expediente, a qual foi aprovado.